segunda-feira, 30 de abril de 2012

História da Energia Maremotriz

     A criação de energia a partir das marés não é tão recente quanto imaginamos, na verdade no século XII na Europa usava-se moinhos submarinos instalado na entrada de estreitas baías, que moviam as pedras de moer.
     Mas, na era moderna, os iniciantes do uso dessa fonte de energia foram os habitantes de Husum, uma pequena ilha alemã no mar do Norte. Em 1915, nesta ilha os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar, através de um canal, onde turbinas moviam um pequeno gerador eléctrico, durante a passagem da água das marés. A electricidade produzida neste processo era suficiente para iluminar a povoação referida.
     Em Portugal também não é recente o aproveitamento dessas energias na transformação em outros tipo de energia. Vários moinhos de marés que funcionam semelhantemente a um moinho pequeno,onde um jato de água é direcionado às penas do rodízio, causando um movimento giratório. Para que esse jato de água seja produzido pelas marés o moinho tem de ser construído no local onde as águas do rio, sob a pressão da maré-alta, crescem para a margem, alagando-a, regularizando essa mesma entrada através de um canal, com uma comporta. Ele também pode ser movido pelo desnível das marés em estuários e rios.                                                             
     Estes aparelhos estão obsoletos por causa das novas tecnologias, no entanto alguns ainda podem ser visitados como os moinhos de marés em Portugal.
Moinho de Marés em Alhos Vedros-Portugal

terça-feira, 17 de abril de 2012

As Maremotrizes pelo mundo

  Existem diversos tipos de energias alternativas, dentre elas podemos encontrar a energia Maremotriz, a energia das marés, que aparece em quantidade pequena no planeta Terra.A energia Maremotriz encontra-se entre as energias alternativas menos utilizadas no mundo, ocupando um pequeno espaço na produção de energia de um país.
  As usinas desse tipo de energia podem ser encontradas apenas em  países como Canadá, México, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Filipinas, Coréia do Sul, Rússia e França.No Brasil, atualmente não existem usinas de energia desse tipo, porém foi proposta a construção de uma nova usina maremotriz no Maranhão, a Usina do Bacanga, que vem sendo discutida devido a sua localização e a sua quantidade de produção.
  A dificuldade do uso de uma maremotriz está no alto custo, na baixa produção e na dificuldade de se encontrar uma localização ideal para a sua construção,o que dificulta cada vez mais o avanço dessa tecnologia no Brasil, visto que o país só possui poucos lugares para a construção de uma dessas usinas.
  Atualmente a Escócia possui a maior maremotriz do mundo, localizada nas ilhas Orkeney, com a capacidade de produzir até 1 Megawatt de potência. 



sábado, 14 de abril de 2012

O que é Energia Maremotriz?

      A Energia Maremotriz também conhecida como energia dos mares é a energia obtida apartir dos movimentos marítimos. Ocorre devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as marés, e as ondas, devido a uma diferença de altura média dos mares de acordo com a posição relativa entre estes três astros. A mesma pode ser explorada com eficiência em locais como os golfos, baías e estuários. É uma energia limpa e renovável. Existem três tipos de energias maremotrizes:


Energia das Marés
      A energia é produzida a partir de turbinas hidráulicas que atuam a partir da circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo. Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser utilizado para a produção de eletricidade, transformando energia das marés, em energia elétrica, uma energia mais aproveitável.




Energia das Ondas
      É a energia gerada a partir do incessante movimento das ondas, que alternadamente comprimem e descomprimem o ar dentro de câmaras de concreto construidas nas margens. É aberta somente na parte onde há água, de modo que empurra o ar dentro das câmaras que aciona uma turbina e puxa o ar de dentro das câmaras também acionando a mesma turbina.


Energia das Correntes Marítmas
      As turbinas marítimas têm poucos componentes; engrenagens de posicionamento orientam as lâminas das turbinas na direção da corrente marítima e um gerador acoplado ao eixo da turbina fornece a energia elétrica.


      Existem também desvantagens no uso desta energia, por não ser uma energia constante e abundante.


http://blogscientific.blogspot.com.br/2010/06/energia-maremotriz_22.html
http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/energiaondas.html