Mas, na era moderna, os iniciantes do uso dessa fonte de energia foram os habitantes de Husum, uma pequena ilha alemã no mar do Norte. Em 1915, nesta ilha os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar, através de um canal, onde turbinas moviam um pequeno gerador eléctrico, durante a passagem da água das marés. A electricidade produzida neste processo era suficiente para iluminar a povoação referida.
Em Portugal também não é recente o aproveitamento dessas energias na transformação em outros tipo de energia. Vários moinhos de marés que funcionam semelhantemente a um moinho pequeno,onde um jato de água é direcionado às penas do rodízio, causando um movimento giratório. Para que esse jato de água seja produzido pelas marés o moinho tem de ser construído no local onde as águas do rio, sob a pressão da maré-alta, crescem para a margem, alagando-a, regularizando essa mesma entrada através de um canal, com uma comporta. Ele também pode ser movido pelo desnível das marés em estuários e rios.
Estes aparelhos estão obsoletos por causa das novas tecnologias, no entanto alguns ainda podem ser visitados como os moinhos de marés em Portugal.
Moinho de Marés em Alhos Vedros-Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário